Pages

Fim de uma era mesmo


Ainda nem me acostumei com a triste notícia da morte de Donna Summer, ocorrida no último dia 17, e ontem outra perda no mundo da música foi anunciada: Robin Gibb, dos Bee Gees. O trio já havia sido desfalcado em 2003, quando o outro irmão, Maurice, faleceu. Agora restou apenas Barry, o mais velho. (Andy Gibb, caçula dos irmãos Gibb que trilhou carreira solo, já havia falecido em 1988).

Donna Summer e Robin Gibb: duas perdas de maio de 2012
Uma triste coincidência que dois artistas como Donna Summer e Robin Gibb - que brilharam intensamente na época das discotecas - tenham partido quase ao mesmo tempo. Apesar de terem se reinventado após o declínio do movimento disco, no começo dos ano 80, tanto Donna quanto os Bee Gees até hoje são associados à disco music, apesar de terem superado esse rótulo há décadas.


Artistas que com seu talento (eram cantores, compositores, produtores) construíram uma carreira sólida no mundo da música, venceram turbulências em diferentes épocas e conquistaram o respeito da crítica. Afinal, não é fácil para um cantor ou grupo ser levado a sério depois de fazer imenso sucesso com hits da era disco. Donna Summer e os Bee Gees souberam fazer isso como poucos.

Donna Summer e Andy Gibb na premiação do Grammy de 1978
Donna e os Bee Gees chegaram a cantar juntos em um grande show beneficente, A Gift of Song - The Music For UNICEF Concert, em janeiro de 1979. Na ocasião, os Bee Gees foram mestres de cerimônia da festa, que aconteceu na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O evento abria as comemorações que declaravam 1979 como o Ano Internacional da Criança. O objetivo era arrecadar fundos para programas de combate à fome do UNICEF - órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pelo amparo e bem-estar da criança no mundo.


Além dos Bee Gees e Donna Summer, outros grandes artistas da época (ABBA; Rod Stewart; Olivia Newton-John; Andy Gibb; Earth, Wind & Fire; John Denver; Kris Kristofferson e Rita Coolidge) também participaram do grande show. Cada um doou os direitos autorais de uma canção para o UNICEF.

No ano passado Robin Gibb fora submetido a uma cirurgia para corrigir uma obstrução intestinal (o mesmo problema que em 2003 provocou a morte de seu irmão gêmeo, Maurice). Mas depois de anunciar que estava curado, o músico descobriu um câncer no cólon e no fígado, que rapidamente se desenvolveu, agravado por uma pneumonia.

No caso de Donna, ela sofria de câncer de pulmão e acreditava ter desenvolvido a doença depois de inalar partículas tóxicas durante os ataques terroristas de 11 de setembro [2001], em Nova York. 

Além de terem atingido o auge do sucesso na década de 1970, tanto Donna Summer quanto os Bee Gees colecionaram vários prêmios Grammy e muitos milhões de discos vendidos. Ela foi a única a ter três discos duplos consecutivos em primeiro lugar na lista de mais vendidos. Foi também a primeira cantora com quatro compactos N°1 em um período de 13 meses, de acordo com o Rock 'n' Roll Hall of Fame, onde foi homenageada neste ano. Já Robin Gibb entrou para o Hall da Fama de compositores em 1994, assim como os Bee Gees foram incluídos três anos mais tarde.

Bee Gees
No Fantástico de janeiro de 1979, Cid Moreira anunciava o clipe de Last Dance, sucesso que Donna lançara no ano anterior como parte da trilha sonora do filme Até Que Enfim é Sexta-Feira (Thank God It's Friday): "Em todas as listas de Melhores do Ano em 1978, nos EUA e na Europa, em primeiro ou segundo lugar, dividindo com os Bee Gees os prêmios de voz e de discos, aparece o nome desta cantora: Donna Summer".


Donna Summer canta Last Dance no Fantástico (1979)
Na década de 1980, paralelamente aos Bee Gees, Robin decidiu investir também na carreira solo. Lançou três álbuns: How Old Are You? (1983), com o hit Juliet; Secret Agent (1984), famoso pela canção Boys Do Fall in Love; e Walls Have Eyes (1985), que emplacou Like a Fool.


O último álbum dos Bee Gees foi This Is Where I Came In, de 2001. Em 2008 Robin seguiu em sua carreira solo se apresentando em vários países e cantando sucessos seus e dos Bee Gees. O último álbum de Donna Summer, também de 2008, foi Crayons.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...