Pages

SBT e seu pacote de filmes nos anos 80


Filme antigo é um tema mais que recorrente neste blog. Acho inevitável essa nostalgia. Quando me lembro dos filmes que eram exibidos na TV durante minha infância na década de 1980, sinto imensa saudade e lamento que os filmes que a TV exibe atualmente sejam tão idiotas e sem graça. Minha nossa, o que era o Cinema em Casa do SBT (naquele tempo, ainda TVS)? Silvio Santos tinha meia dúzia de filmes que reprisava incessantemente. À noite os filmes eram exibidos depois do Programa da Hebe, da Praça é Nossa ou do Viva a Noite (do Gugu). Quem era criança nos anos 80 seguramente se lembra de assistir no SBT, praticamente todo mês, "Bem Vindo ao Lar Bobby", "Um Lobisomen Americano em Londres", "O Exorcista", "Férias do Barulho", "O Segredo de Kate", "A Coisa" e alguns outros. A Globo também tinha suas pequenas obras-primas, mas como o SBT reprisava demais os filmes, é impossível ter passado por aquela década sem ter visto esses filmes. (Deixarei a Sessão da Tarde, da Globo, para um outro post). Então, para os órfãos do Cinema em Casa do SBT, farei uma lista com uma pequena descrição de cada um. Vale lembrar que é quase impossível conseguir a maioria desses filmes em DVD aqui no Brasil. Muitos deles eram produções baratas, feitas para a TV americana. Alguns não chegaram a ser lançados nem em vídeo. Mas é claro, com a Internet e o Google hoje em dia, pode-se baixar praticamente qualquer coisa. Se alguém tem esses filmes ou sabe como obtê-los, me avise please.


O Segredo de Kate (Kate's Secret, 1986): Este drama feito para a TV americana marcou época. A personagem-título (vivida pela rainha dos TV movies, Meredith Baxter) é uma bela dona de casa casada com um bem-sucedido advogado. Ela tem o que se poderia chamar de uma "vida perfeita", mas esconde sua bulimia e sua compulsão pela prática de exercícios físicos. Várias cenas marcantes, entre elas as cenas em que Kate entra no supermercado, come diversos produtos e depois sai para vomitar. (Bons tempos quando os superm ercados não tinham vigilância e nem os produtos tinham código de barras! Kate atacava as guloseimas e comia horrores).

Bem Vindo ao Lar, Bobby (Welcome Home, Bobby, 1986): Mais um polêmico filme feito para a TV. O universitário Bobby é preso em uma área gay, com drogas, e é preso. As investigações revelam que ele manteve relações com um homem mais velho. Daí em diante sua vida vira um inferno, pois os colegas de faculdade passam a hostilizá-lo e querem sua expulsão, causando constrangimento à sua família. Apesar de sentir o "amor que não ousa dizer seu nome", Bobby é um ótimo estudante e apesar de ser rejeitado pelo pai severo, conta com o apoio da mãe, que luta para reintegrá-lo à vida social.

Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981): Este já adquiriu o status de cult hoje em dia. Dois estudantes americanos são atacados por um lobisomem durante uma viagem a Londres. Um morre, e o outro (vivido pela então promessa de jovem galã americano David Naughton) recebe a maldição da fera. Efeitos especiais muito bons para a época. Deixava qualquer criancinha de cabelo em pé.

A Coisa (The Stuff, 1985): Clássico absoluto da fase inicial do SBT, repetido à exaustão. Não há quem não tenha visto. Uma substância branca e gosmenta é encontrada nos cafundós dos EUA. Parecida com um iogurte, ou um sorvete, ou marshmallow e ainda por cima com um sabor delicioso e atrativo, a substância vira febre mundial e passa a ser vendida nos supermercados como uma sobremesa de luxo, com muita divulgação. Um espião industrial é contratado para descobrir qual a fórmula da substância misteriosa. E quando finalmente consegue, choque: a substância emana da terra, faz com que todo mundo que a coma seja devorado ou transformado em zumbi. Argh! Efeitos especiais (?) canhestros, mais para o humor negro do que para o terror. Imperdível.

Fuga de Nova York (Escape from New York, 1981): Ficção científica com Kurt Russell. A história se passa em 1997, em Nova York. A cidade se tornou uma prisão de segurança máxima, onde estão os piores criminosos. Fugir é impossível e entrar é loucura, mas quando o avião do Presidente cai em Manhattan, um condenado e ex-herói de guerra (Kurt Russell) fica incumbido de resgatá-lo. Em troca é oferecida a ele a liberdade. Quanta imaginação! Já estamos em 2010 e Nova York ainda não se parece nem de longe com a cidade do filme.

Turf Turf, o Rebelde (Turf Turf, 1985): Esse é do tempo em que James Spader não passava de um jovem galã iniciante. Prestes a terminar o terceiro ano do segundo grau, seu personagem se vê obrigado a mudar de estilo de vida e passa a freqüentar os subúrbios da cidade onde vive, ao invés do clube de garotos ricos. Ele já tem um histórico de problemas e é conhecido por seu temperamento esquentado. Na nova escola, ele acaba se envolvendo com a namorada do líder da gangue. Visto hoje tudo parece tão ingênuo! Mas na época até que causava um efeito. Detalhe: Robert Downey Jr., que também está no filme, ainda era um completo desconhecido.

Juventude Perdida (The New Kids, 1984): Do mesmo diretor de Sexta-Feira 13. Após a morte dos pais em um acidente de carro, uma bela adolescente e seu irmão são obrigados a viver na casa de parentes distantes no interior da Flórida. Quem não gosta nada dos novos moradores é o líder de uma gangue de jovens delinqüentes que, ao ser rejeitado, resolve transformar a vida do casal de irmãos em um verdadeiro inferno. Haja originalidade...

Angel (Angel, 1984): A adolescente Molly, de 15 anos, é a melhor aluna de sua classe. Mas o que ninguém nem desconfia é de como a garota-exemplo do colégio ganha seu dinheiro: como prostituta à noite, sob o nome de "Angel". A aparentemente perfeita organização de sua vida dupla se desfaz quando duas de suas 'colegas' de trabalho são mortas por um serial killer. Angel é a única testemunha e se torna alvo do maníaco. "Aluna de honra durante o dia, prostituta de Hollywood durante a noite". Não há amante de filmes de segunda que resista a este.

Férias do Barulho (Private Resort, 1985): Outro clássico indefectível do SBT. O até então desconhecido garoto Johnny Depp vive um adolescente que vai passar alguns dias num resort com seu amigo. O que eles querem é sexo e garotas (a tônica das comédias jovens dos anos 80) e para conseguir, se metem em confusões e baixarias. E a bagunça aumenta quando cruzam com um ladrão de jóias que está no mesmo hotel, e que se veste de mulher para fugir da polícia enquanto rouba hóspedes. Recheado de cenas de seminudez. É uma espécie de "pornochanchada americana", só que com roteiro.

A Incrível Mulher Que Encolheu (The Incredible Shrinking Woman, 1981): "Ela começou a encolher por não ser notada por ninguém? Ela começou a encolher porque seu papel de dona de casa era inferiorizante?" Um dos meus favoritos! Lily Tomlin vive uma dona de casa americana que começa a ser afetada por produtos de limpeza, de cozinha e cosméticos. Ela vai encolhendo gradativamente até ficar menor que uma boneca. O marido, executivo de uma agência de publicidade, tem boa parte da culpa no encolhimento da mulher. O filme é uma espécie de remake de um clássico dos filmes B dos anos 50, O Incrível Homem que Encolheu. Mas não funcionou. A crítica caiu matando, claro. Mas foi um dos que mais curti na infância (em parte por adorar Lily Tomlin).

30 comentários:

vinny disse...

"Se me tocar ele morre, se falar comigo ele morre, se não for embora em 20 segundos ele morre. Vinte, dezenove, dezoito..."

Daniel Couri disse...

Hahahahahaha
Muito bom! Era isso mesmo. Esse trecho era repetido à exaustão na propaganda.
Abraço!

Anônimo disse...

Eu vi todos esses, eu fiz até confusão de Kate e Molly, elucidada agora por vc Dani. Gostaria de saber se vc se recorda de dois filmes, o título que desconheço, uma de uma garota que eio com a irmã da lua , depois conhece um fazendeiro etc etc e que mudava a cor das madeixas conforme a fases da lua. Outra, creio que já foi depois dos anos 80,(exibido), eu contarei solto como fiz no outro, é um historia de dois brancos, que conhecem acho que uma governanta negra, que canta divinamente bem, e no final do filme conseguem que esta grave um disco, uma série de cenas de sonhos realizados,kkk, me recordo apenas disso deste.Espero que possa me ajudar, esse não assistio todo, mas o que me chamou atenção foi a qualidade vocal dessa negra maravilhosa.

Héllenne Vivian O. Lages - SP

andiara disse...

nossa gostaria tanto de rever :
o segredo de kate e angel o filme
quem souber onde posso comprar me avisem obrigada

Unknown disse...

Puts cara !!!! Deus até um nó na garganta aquí !! rsrs. Comentei com alguns amigos mais velhos que eu( rsrs) se eles lembravam de um filme que "... a mulher comia muita coisa no supermercado e depois ia vomitar...". Ninguem se lembrava. Sinto uma saudade tremenda daquele tempo(nasci em 85). Realmente....não fazem amsi coisas como antigamente inclusive TV(filme, desenhos, programas...) Vlw ae.

Anônimo disse...

Alguém lembra de um filme em que o cara (ou um robô) tem uma bomba nuclear no peito e precisa encontrar o cienteista que o criou para desativar a bomba?

Anônimo disse...

nossaaa!!! Parabéns pelo excelente post!! Com certeza, os filmes mais marcantes para mim, 2 vc mencionou que foi a Coisa e a Incrível Mulher que Encolheu. Achei que nunca iriam comentar deste filme da mulher q vira até papelzinho e dormia numa caixa de sapatos, ohhh!!!

gostaria que tivesse falando tbm do mad max e a história sem fim, CLÁSSICOS do anos 80 do SBT/TVS

abraços

Vamirez disse...

Excelentes memórias! Só não me lembro o nome de um filme desta época, em que uma garota se fingia de rapaz para se aproximar do cara que ela gostava na faculdade... (não é o garota sinal verde) Vc lembra?

well disse...

me lembro pouco deste filme mas ate hj penso em encontra o nome certo é assim:
tem um boyzinho cheio da grana conquista a mocinha e depois de ter ela descarta e tem um rapaz apaixonado por ela então depois k ele percebe ee investi nela e depois de um tempo o boyzinho aparece e a conversar com ela e beija ela proximo a cozinha e o cara k estava quase casando com ela fica muito triste só o k me lembro por favor quem souber desse filme poster pra mim agradeço. e o filme da minha grande juventude e passava repetidamente no sbt... um abraço..

Kadu disse...

Um filme que nãopoderia ficar fora desta lista é "Castelos de Gelo", que conta a história de uma patinadora que depois de um acidente em seu treino, acaba ficando cega e continua a treinar e superar os obstáculos.

Um Louco do bando disse...

oh vc esqueçeram do fantastico "o ultimo americano virgem" esse filme passava direito no stb, a gente sempre se reunia em casa para ver as trapalhadas do Gary que amava a Karen....

Anônimo disse...

Cara, muito legal seu blog, vi tambem esses filmes, mas gostaria de saber se vc lembra de um, acho que o nome é A longa viagem de volta, que a moça sofria um aacidente no onibus que viajava, um trem batia no onibus e ela demorava muito tempo para se recuperar, nossa eu adorava, assisti muitas vezes, mas nao encontro. se vc souber onde acho me fale

Efe disse...

Um filme de terror que marcou minha infância do SBT foi Hellraiser, Renascido do Inferno! Bons tempos em que a praga do politicamente correto e da classificação indicativa não incomodavam de forma abusiva como hoje.

Ótima lista!

Marcia disse...

Eu assisti a quase todos esses, e tenho vontade de assistir um filme que assisti no SBT em 1988, o nome do filme é "Colégio Só Para Moças", gostei tanto da personagem que coloquei o nome dela na minha filha quando ela nasceu em 1999 (Daphynee), tentei achar na internete esse filme, mas não consegui, se alguém souber como encontrar esse filme, por gentileza, me diga - gostaria que minha filha assistisse para "matar" a curiosidade dela de o porque que eu escolhi este nome para ela. muito obrigada.

Anônimo disse...

eu gostaria de saber se vc lembra de um filme q passava sempre no sbt e tinha um cara q estava enfeitiçado e falava bugd bugd boo ,não lembro o nome do filme

Anônimo disse...

eu gostaria de saber se vc lembra de um filme q passava sempre no sbt e tinha um cara q estava enfeitiçado e falava bugd bugd boo ,não lembro o nome do filme

Daniel Couri disse...

Não sei que filme é esse. Você sabe de mais algum detalhe além do "bugd bugd boo"?

Anônimo disse...

NAO ME LEMBRO MUITO MAS TINHA ATE UM MUSEU DE CERA (ACHO) ERA HALLOWEEN E QUANDO O CARA FICAVA ENFEITIÇADO ELE FALAVA BUGD BUGD BOO E SOLTAVA MAGIA VERDE DAVA SEMPRE NO SBT PRINCIPALMENTE NESTA ÉPOCA DE DIAS DAS BRUXAS RSRS

Anônimo disse...

NAO ME LEMBRO MUITO MAS TINHA ATE UM MUSEU DE CERA (ACHO) ERA HALLOWEEN E QUANDO O CARA FICAVA ENFEITIÇADO ELE FALAVA BUGD BUGD BOO E SOLTAVA MAGIA VERDE DAVA SEMPRE NO SBT PRINCIPALMENTE NESTA ÉPOCA DE DIAS DAS BRUXAS RSRS

Anônimo disse...

não me lembro de muitas coisas ,lembro q era numa cidade pequena ,e tinha um museu de cera(acho) ,e quando o cara ficava enfeitiçado ele falava bugd bugd boo e soltava uma magia verde ,sempre dava no sbt principalmente nessa época de Halloween

Daniel Couri disse...

Puxa, realmente não me lembro... Mas se por acaso eu lembrar, aviso aqui.

Anônimo disse...

Acho q o nome era "quase igual a todo nundo" eh uma garota q precisa fazer um trabalho pro jornal da escola.e como homem ela eh aceita.

Anônimo disse...

oi daniel. Vc se lembra daquele filme que tinha um garoto loirinho que se chamava Jacomino. Era um drama e a cena final o menino ganha um punhado de balões de um palhaço e os solta... filme que eu chorava quando tinha 4, 5 anos e nunca mais vi. gostaria de maiores referencias. Até mais.
Obs: gostei de seu blog

Anônimo disse...

Olá Daniel! Por favor, me ajuda?

Estou procurando um filme já faz uns 4 anos.. Eu era criança e assisti com meu pai na sessão da tarde da globo ou do sbt, não me lembro mais.. Chamava-se O ultimo natal, ou algo parecido e contava a estoria de um garotinho que tinha uma doença grave e não podia sair ao ar livre pois morreria. No filme seus pais eram separados, a trilha sonora tinha uma musica que tinha " mio papá" na letra e no final do filme os pais passam a ultima noite de natal com o filho nos braços depois que ele foge da clinica onde ficava "preso" (ele não tinha contato físico com ninguém..só segurava as mãos do pais através de uma luva de plástico transparente..) é um filme triste e bem antigo, mas me traz tantas recordações emotivas.. queria muito descobrir seu VHS, pois acho que ele nunca saiu em dvd. Deve ter sido produzido entre 1970-1976.. Não é o filme O menino da bolha, ok? rsrs todo mundo acha que é este... :)
Por favor me ajuda a encontrá-lo?

Obrigada!!!
Stefânia

Daniel Couri disse...

Stefânia, infelizmente não me lembro desse filme e não consegui encontrá-lo em minhas pesquisas. Mas ficarei atento e, caso me depare com algum que se pareça com ele, te aviso. Realmente, à primeira vista pensei ser o clássico "O Rapaz da Bolha de Plástico" (risos). De qualquer forma, mantenha contato. Abraço!

Anônimo disse...

Não seria Jimmy Bolha o que a Stefânia busca? Mas talvez não seja porque está mais pra comédia...
Daniel adorei o post, eu me lembro que tinha muitos filmes "pornochanchados" no SBT á tarde... Um tipo de American Pie dos anos 80. (risos)
Abraço.
Itana

Daniel Couri disse...

Me lembro bem das "pornochanchadas" americanas do Cinema em Casa, Itana! "O Último Americano Virgem", "Férias do Barulho" e alguns outros que eram reprisados mais de uma vez por ano! rsrsrsrs

Isac Santos disse...

Daniel,

Gostaria muuuito de saber o nome de um filme que passava com frequência no SBT nos anos 1980 e início dos anos 1990!!! (Cinema em Casa)!!

Filme de suspense dos anos 1980 um pouco semelhante ao filme "O Exorcista".

Era transmitido no Cinema em Casa nas tardes do SBT.

A estória: ... uma menina sentia influências espirituais negativas... ela morava com a mãe, a avó e dois irmãos mais velhos. A mãe desesperada vai a procura de um Padre...

Um Jovem Padre. ...Numa das cenas finais do filme, tentando ajudar a menina ele quase despenca do alto de uma Janela...ele é salvo pela avó da menina.

Bom filme!! E garante bons momentos de tensão e entretenimento!!!
Gostaria de saber o nome deste filme!!! Não é "O Exorcista", nem "Poltergaist"!!
Você pode me ajudar?

BARAW disse...

Gostaria de saber se alguém sabe o nome de um filme que vi no sbt nos anos 80... só lembro de uma cena em que uma repórter loira com um amigo e outra cara estavam viajando e no decorrer da viagem eles discutem,o cara que dirige o carro tenta matar o amigo da repórter, ela não deixa, ele abusa dela.. Se alguém souber o nome dese filme de acordo com esse trecho dede já agradeço.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o nome de um filme de terrror que se passava en uma casa de praia, onde estavam uma virgem,uma prostituta, um casal e uma bruxa. O demonio possuiu a virgem e ela engravidou. No final so a virgem sobrevive. Assisti no sbt na decada de 80.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...