Pages

O que Rod Stewart e Jorge Ben(jor) têm em comum?

Muito antes de virar o rei da regravação de standards da música americana em meados dos anos 2000, com sua série de CDs The Great American Songbook, o hoje respeitável senhor Rod Stewart já havia balançado muito o esqueleto no Studio 54.

Rod Stewart em 1979 e em 2004: quem te viu, quem te vê...
Performático, o cantor escocês ficou conhecido nos anos 70 por suas baladas que mesclavam soul e blues, além do rock que o consagrou, claro. Mas no finalzinho dos anos 70, mostrou uma nova faceta, que lhe rendeu muitos novos fãs mas, em contrapartida, custou-lhe o repúdio dos antigos fãs.

O hit era Da Ya Think I'm Sexy? A maior parte da melodia foi composta pelo baterista Carmine Appice, que tinha acabado de se juntar à banda de Stewart. Appice comenta: "Estávamos no estúdio e Miss You, dos Rolling Stones, era sucesso na época. Rod sempre foi um cara que costumava ouvir o que acontecia ao redor dele. Estava sempre de olho nas paradas musicais, ouvindo tudo, e era fã dos Rolling Stones. Então, quando eles lançaram Miss You, o som discoteca era a sensação do momento. Rod queria gravar uma espécie de canção com influência da disco music, algo mais ou menos como Miss You, mas que não fosse tão disco como Gloria Gaynor".

Carmine continua: "Ele sempre nos falava, 'quero uma canção desse jeito' ou 'quero uma canção daquele jeito'. Fui para casa e bolei uma melodia. Apresentei ao Rod através de um amigo, Duane Hitchings, um compositor que tinha um pequeno estúdio. Fomos para o estúdio dele com as baterias e teclados e ele deu uma lapidada na melodia. Entregamos ao Rod um demo dos versos e a estrofe e Rod criou o refrão. Tocamos repetidas vezes com a banda antes de acertarmos os arranjos com Tom Dowd" (lendário produtor musical).

Assim nasceu a canção, que abria o lado A do LP Blondes Have More Fun, lançado em novembro de 1978. Mas o rebu que estava por vir não demorou muito: aqui no Brasil, Jorge Ben (antes de virar Benjor) botou a boca no trombone e acusou Rod Stewart de plágio. Rod havia usado a linha melódica do trecho "tê-tetere-tetetê", da música Taj Mahal, no refrão de Da Ya Think I'm Sexy?

Taj Mahal havia sido composta por Jorge Ben e lançada em 1972, no álbum Ben. É uma das canções mais cultuadas e conhecidas do cantor. (Taj Mahal é uma referência clara à história do mausoléu situado na Índia). Jorge Ben já estava encaminhando um processo contra Stewart quando o escocês, com a música polêmica, chegou ao primeiro lugar das paradas internacionais. Saia justíssima. A canção impulsionou o álbum Blondes Have More Fun a vender 4 milhões de cópias, indo para o número 1 da Billboard (a bíblia da música americana). A canção perdeu o processo por plágio.


Jorge Ben acabou ganhando na Justiça, mas não levou um tostão. Os direitos autorais relativos à canção foram sabiamente doados à UNICEF, o órgão da ONU que auxilia crianças carentes. Esse foi o truque que o advogado de Stewart encontrou para abafar a história. Como "punição", Rod teve que concordar em doar os royalties de sua canção para a UNICEF e cantá-la no The Music for UNICEF Concert.



A Gift of Song - The Music For UNICEF Concert foi um grande evento beneficente realizado em janeiro de 1979 na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A festa de gala - televisionada para vários países - foi apresentada pelos Bee Gees e contava com os grandes nomes da indústria musical da época: ABBA, Donna Summer, Olivia Newton-John, Andy Gibb, Earth Wind & Fire, John Denver e Rita Coolidge. (Elton John também estava na lista, mas não compareceu).



O Fantástico de 18 de fevereiro de 1979 apresentou uma matéria sobre o caso:
"A música Taj Mahal, de Jorge Ben, é o pivô de uma briga internacional. De acordo com especialistas, a canção Da Ya Think I’m Sexy?, cantada por Rod Stewart, possui as mesmas notas musicais do refrão da música do cantor brasileiro. As pautas musicais, reproduzidas por um maestro, vão servir de base para que o advogado de Jorge Ben entre com uma representação contra a gravadora de Rod Stewart".
Mas a história ficou por isso mesmo, já que Rod havia cedido os lucros da canção para a UNICEF. E todos foram felizes para sempre. Na edição de maio de 1995 da revista Mojo, Stewart falou sobre Da Ya Think I'm Sexy: "Acho que é uma daquelas músicas que faz todo mundo se lembrar do que estava fazendo naquele ano em particular. Foi uma das 10 canções que resumiu todo o período dance/disco. E é justamente para isso que serve a música, para trazer lembranças".

Em 2004 a música entrou na lista das 500 melhores canções da revista Rolling Stone e é inegavelmente um hit inconfundível, assim como sua 'irmã' tupiniquim Taj Mahal. Jorge Ben virou Jorge Benjor e hoje, mais de 30 anos depois, quase ninguém nem se lembra mais daquele dançante rebu da indústria fonográfica do final dos anos 70.

3 comentários:

Karine disse...

Eu já havia ouvido falar alguma coisa sobre uma história envolvendo o Rod Stewart com o Jorge Benjor, mas não sabia detalhe algum. Que sacada essa do advogado, hein? Muito esperto. E quanto ao Rod dos anos 70 e o de hoje... acho que gosto dos dois ;)

Muito bom o post, Daniel.
Abraço

Daniel Couri disse...

Mais uma vez vou concordar com você, Karine: gosto do Rod de ontem e de hoje também. Estilos diferentes, prazeres diferentes, talentos iguais.

Freddy disse...

Beleza de matéria Dani!!! Bem que vc havia comentado.

Abração!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...