Pages

As disputas e intrigas de "Dallas" estão de volta

Podem me chamar de conservador, mas nunca escondi que detesto remakes, exceto raríssimas exceções. Mas embora a questão aqui nem seja remake, me cheira a comida (velha) requentada. Dá para acreditar que a super-hiper-ultra famosa novela americana Dallas vai ganhar uma continuação? A série durou 13 anos (de 1978 a 1991) e esgotou todas as possibilidades de tramóias, reviravoltas, tramas e subtramas.

Apesar de ser fã incondicional de Dallas, fico com o pé atrás porque acho que certas coisas - principalmente quando dão muito certo - devem permanecer preservadas e lembradas como eram. Nos anos 80 não havia quem não se prendesse na frente da TV para acompanhar as disputas de poder e intrigas familiares dos Ewing, o clã de barões do petróleo do Texas. A trama contava a história de duas famílias rivais, os Ewing e os Barnes. A rixa entre elas passou por várias gerações. Ao que tudo indica, está prestes a passar por mais uma este ano.
Dallas - Elenco de 1978
A TNT, atual detentora dos direitos da série, já tinha anunciado em 2010 que faria a continuação. A nova versão de Dallas dará continuidade à antiga, contando as histórias e dramas dos filhos dos protagonistas originais. Do elenco original estão de volta Larry Hagman (o famigerado J.R.), Patrick Duffy (Bobby) e Linda Gray (Sue Ellen). O restante do elenco é composto por Josh Henderson, Jesse Metcalfe, Brenda Strong, Jordana Brewster e Julie Gonzalo, que vivem os descendentes dos Ewing. A história inicialmente vai girar em torno da disputa entre os irmãos J.R. e Bobby sobre o futuro dos negócios da família, assim como o próprio destino do rancho Southfork.

Dallas - Elenco de 2012
Dallas estreou em abril de 1978 no canal americano CBS e chegou ao fim em maio de 1991. A novela fez enorme sucesso na época e virou febre mundo afora. O episódio "Quem atirou em J.R.?", exibido em novembro de 1980, chegou a ser assistido por aproximadamente 83 milhões de pessoas e se tornou o terceiro episódio mais assistido na história da TV norte-americana. Aqui no Brasil a série só passou a ser exibida em novembro de 1981 pela Rede Globo, um atraso compreensível se levarmos em conta as limitações daquela época.

A revista Veja de 4 de novembro de 1981 trouxe uma matéria de duas páginas que começava assim:

"Em Joanesburgo, os cinemas mudaram de horário e em Atenas os bares ficavam às moscas nas noites de exibição. Homens de negócios americanos gastaram fortunas telefonando de Hong Kong para suas mulheres para saber dos capítulos que seriam apresentados a seguir na colônia inglesa e, na Turquia, líderes muçulmanos fundamentalistas exigiram sua retirada, acusando-os de serem 'degradantes' e constituírem uma 'ameaça à família turca'".

Nem a gélida Suécia ficou incólume: a letra de The Day Before You Came, uma das últimas canções lançadas pelo ABBA, em 1982, fazia menção direta à série: "I'm sure I had my dinner watching something on TV / There's not, I think, a single episode of Dallas that I didn't see" [Tenho certeza de que jantei assistindo algo na TV / Acho que não há um capítulo sequer de Dallas que eu não vi]. A matéria da Veja, em outro trecho, dizia: 
"O sucesso do seriado Dallas não arrastou apenas seu país de origem, os Estados Unidos, onde mobilizava todas as sextas-feiras um público de 44 milhões de pessoas. Na Inglaterra ele se transformou em delírio nacional, talvez por oferecer uma mistura explosiva de sexo, violência, catástrofes e toda gama de mau-caratismo em contraste com os pálidos programas da BBC. Cerca de 30 milhões de ingleses - a metade da população - assistiram ao sensacional capítulo final da segunda série, quando o personagem principal, J.R. Ewing - a quintessência do vilão simpático e inescrupuloso - leva dois tiros".
Os irmãos J.R. e Bobby Ewing: rivalidade ontem e hoje
Foi exibida em 130 países, na maioria deles com o sucesso registrado nos Estados Unidos, e dublada ou legendada em cerca de 70 idiomas. Mas será que vale a pena fazer uma continuação mais de 20 anos depois? Tenho minhas dúvidas... Acho que grande parte do charme de Dallas era ser um produto dos anos 70/80. Sem falar no elenco. Mesmo com um trio de artistas do elenco original, não sei se a série tem fôlego para uma temporada em pleno século 21. Aguardemos...

Os Ewings: ainda com fôlego em pleno século 21?

3 comentários:

Karine disse...

Sempre que eu ouço falar em Dallas me lembro de "The Day Before You Came" hahaha Não assisti a nenhum episódio da série, mas essa continuação me parece muito forçada, a começar pelo mega Photoshop das fotos de divulgação. De qualquer forma, tomara que não seja um fracasso total, pra preservar a imagem da versão original.

Abração

Anônimo disse...

Marinaldo Gemaque..

Assistir a serie quando passou na Globo aos domingos após o Fantastico e fiquei desapontado porque não passou até o fim da trama. agora passa em dois canais, 37 e 44 relatando a trama de 1978 e a de 2011.. beleza, gostei. mas ocorre que repete muito e sem sequencia. ufa! gostaria de saber onde posso comprar essa serie.

Daniel Couri disse...

Aqui no Brasil só lançaram as quarto primeiras temporadas (1978-1981) em DVD. É fácil de achar em lojas grandes como Livraria Cultura ou Fnac. Mas pela internet também é possível. (As outras temporadas, só em importadoras).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...