Pages

Que fim levou Piero Gianotti?

De acordo com a revista Men's Health, emagrecer e ter uma barriga de tanquinho é tão fácil quanto tomar um copo d'água ou piscar os olhos. Admito minha implicância com essa revista, mas as capas são revoltantes: "Sarado à base de esporte", "Coma bem & fique magro", "Corpo nos trinques em 1 mês", "Detone 4 kg em 1 mês", "Construa já o seu tanque", "Sarado em 30 dias", "Vire um paredão", "Tanque e peito de aço", "Shape de verão em 1 mês", "Perca 5kg em um mês", "Coma bem e fique enxuto", "Ganhe um tanque já", "Sarado para o verão", "Coma bem e fique forte", "Verão sem pança", "A comida boa que emagrece", "Perca 6 kg em duas semanas", "Perca a barriga já" e por aí vai. É SEMPRE a mesma coisa. Variações sobre o mesmo tema. Não entendo como os homens podem consumir essa bobagem e acreditar - ou melhor, ter a ilusão - de que terão os mesmos corpinhos dos modelos-com-barriga-de-tanquinho-e-peito-depilado que estampam as capas. 

Mas eu não sou o único que critica a revista não. Vi na internet que a Men's Health tem sido também criticada por sua incansável obsessão pelo desenvolvimento do corpo perfeito. De acordo com as críticas que li,  isso tende a aumentar a ansiedade dos homens sobre seus corpos e torná-los mais propensos a desenvolver distúrbios alimentares e a prática excessiva de exercícios. Não tenho nada contra querer cuidar da própria saúde, mas o que a revista prega é uma celebração pura e explícita do narcisismo mais exacerbado da atualidade. Os homens estão tão voltados para o próprio corpo que se bastam. Mesmo os que não seguem as dicas da revista à risca costumam comprá-la porque "dá status".


A Men's Health foi lançada nos EUA em 1987 mas só passou a ser publicada aqui no Brasil a partir de 2006. Desde então é presença marcante nas bancas. Quem passar os olhos rapidamente pode até confundi-la com uma revista gay, já que a capa sempre exibe rapazes musculosos e descamisados. (De vez em quando colocam uma mulher ao lado do rapaz só para lembrar ao público de que a revista é masculina sim). O pior é que os modelos que aparecem nas capas são tão parecidos que fica difícil distinguir qual é a edição deste mês e qual a do mês anterior. Quem determinou que os homens precisam ser todos parecidos como se tivessem saído de uma fábrica de produção em série?

Apesar de ter edições próprias em vários outros países e ser a maior revista do gênero para homens, Men's Health representa para mim o protótipo da paranóia com a perfeição do próprio corpo disfarçada de saúde e bem estar. Nada contra quem curte malhar ou viver para construir (ou tentar construir) o corpo "perfeito". Mas querer impor um padrão a todo custo é meio maçante. Até porque o dito corpo "perfeito" é algo muito pessoal. Determinar o quanto o homem deve pesar ou qual o tamanho que seu bíceps deve ter é uma coisa meio maluca. Vale lembrar que existem fatores como biotipo, genética e predisposição que devem ser levados em conta.

Eu pensei que essa paranóia toda com músculos, barriga de tanquinho, corpo ideal e dietas milagrosas - que de quebra garantem a felicidade eterna e o sucesso - fosse uma coisa relativamente recente, mas qual não foi minha surpresa ao folhear uma revista Veja de 1980 e me deparar com um anúncio (sério) hilário que dizia assim: "Emagreça! Isso vai mudar a sua vida". Duas fotos mostravam o mesmo homem, o Sr. Piero Gianotti, antes e depois do tal regime milagroso. Era o método "J. Breckenridge". O milagre podia ser aplicado a qualquer homem pelo valor de Cr$ 450,00. "Inacreditável mas verdadeiro! Fotos sem retoque!", dizia um carimbo sobre as fotos. Naquela época em que não existia Photoshop eu até poderia acreditar. Mas uma pergunta ficou na minha cabeça: que fim teria levado o "esbelto, disposto e feliz" Sr. Piero Gianotti?

(Clique na foto para ampliá-la)


Um comentário:

André Hottër disse...

Nossa... Como preciso entrar em uma dieta rapida, vou começar a comprar essa magazine. rs
Seria muito bom se fosse dessa maneira, mas qualquer reles mortal sabe que não.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...