Pages

Sigam-me os bons

Lá se vai quase um ano desde minha última postagem. Há alguns anos, quando iniciei este blog, já havia me justificado com meus possíveis leitores sobre minha relutância - para não dizer preguiça - em escrever com freqüência e manter o blog sempre atualizado. Não adianta, não sou daqueles que conseguem entupir o blog com posts diários. Vou tentar, digamos, ser mais presente. Quem tiver paciência, ótimo. Sugestões, críticas e opiniões serão sempre bem-vindas.

O motivo que me levou a querer escrever este post foi, mais uma vez, minha resistência à tecnologia moderna. Mas posso dizer que evoluí (?) um pouquinho, pois criei uma conta de twitter há alguns meses e desde semana passada tenho acessado a ferramenta diariamente, ainda que eu prefira ler a emitir opiniões e postar comentários. Timidez natural de iniciantes. Graças à minha antenadíssima amiga Érica Abe, que pacientemente me ensinou a lidar com os recursos do twitter, sucumbi a essa febre da atualidade. (O Facebook já havia me fisgado há pouco mais de um ano). Agora que tenho twitter, posso dar uma de Chapolim Colorado e dizer: "sigam-me os bons!". A quem interessar possa, meu twitter é http://twitter.com/#!/danielcouri 
Não que eu tenha me rendido à pressão tecnológica que nos cerca 24 horas por dia. Demoro muito tempo até me deixar 'sucumbir' e mesmo assim, não consigo me viciar completamente. Acontece que por ter incluído o twitter nos meus 'afazeres internéticos' habituais, não pude deixar de me sentir menos apegado às minhas convicções - afinal, tantas vezes proclamei que achava o twitter uma inutilidade sem tamanho, uma bobagem, que eu jamais teria um e de repente, aqui estou eu, aumentando o cordão dos seguidores. Mas não tenho a menor pretensão de ser o recordista mundial de seguidores, nem o nacional, nem o estadual, nem nada. Quero apenas usá-lo e tirar proveito quando me for útil ou me divertir quando for conveniente. Pois bem, peço desculpas a dois dos meus ídolos - Elton John e Woody Allen - por ter aumentado as estatísticas dos twiteiros. "Twitter? Não faço ideia do que seja isso", disse Woody Allen em entrevista recente sobre o lançamento de seu filme Meia Noite em Paris. "Mas o Facebook eu conheço, porque assisti ao filme (A Rede Social) e gostei. Portanto, sei o que é o Facebook. E tenho um site meu na Internet, que nunca vi na vida. Não faço idéia se funciona nem qual seria sua utilidade, mas algumas pessoas o criaram para mim". Na mesma entrevista, quando perguntado sobre como se adapta ao mundo de iPods e iPads, Allen respondeu: "Tenho um telefone e um celular, mas só o que consigo no celular é fazer e receber telefonemas. Não tenho qualquer outra utilidade para ele - não tenho, como se chama um número de texto? Você já viu pessoas idosas que colam uma fita sobre muitos dos botões de seus televisores, para não cometer um engano? Para que não possam acessar aqueles botões e consigam apenas ligar e desligar o televisor? Eu sou exatamente assim. Enquanto houver apenas dois botões para pressionar, eu dou conta". (Quem quiser ler a entrevista na íntegra, acesse http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/06/22/woody-allen-fala-sobre-nostalgia-aversao-tecnologia-escandalos-de-sua-vida-924744765.asp)

Li também uma entrevista ótima com Elton John na Rolling Stone de março, em que ele afirmou: "Eu sou o maior ludita [que se opõe a novas tecnologias]. Não tenho iPad, iPhone, computador nem telefone celular. Eu nem sabia mexer em um iPod - é ridículo". Imposível que eu não me identifique com tais declarações. Quem me conhece sabe. E isso sem querer me gabar ou me envergonhar. Não acho que seja defeito e tampouco qualidade. É assim que eu sou e assim vou tentando me adaptar às mudanças da tecnologia, mas sempre no meu tempo e se eu achar que aquilo realmente vai me trazer algum tipo de benefício, seja no trabalho ou no lazer. Por isso sei que, apesar deste blog já ter uns três anos, não sou um blogueiro, definitivamente. Escrevo quando me dá na telha ou quando me sinto impelido a escrever sobre determinado assunto (que seja interessante ou divertido para mim). É claro que compartilhar gostos e preferências é muito bom e acho ótimo quando alguém me escreve para trocar figurinhas sobre um assunto que abordei aqui, por mais supérfluo que pareça. E sem culpa nenhuma. “Dê-me o supérfluo que eu abro mão do essencial”, já dizia Oscar Wilde. Que me desculpem os aficcionados por novas tecnologias, mas esse supérfluo tem que ser essencial para mim.

4 comentários:

Drixz disse...

Oi, Dani! Sabe que por menos que poste, sempre gosto dos seus posts. Te entendo perfeitamente. Eu tento lidar diariamente contra minha preguiça em acompanhar as redes sociais, pois sem falar muito bem sueco, sem tv à cabo ou telefone fixo, meu contato com o mundo e com o Brasil tem sido através da internet. Tenho um twitter, mas quase nunca entro, acho que muitas informações se perdem no meio daquela avalanche de bobagens. O Facebook criei recentemente pois houve uma debandada do orkut para o facebook, mas por mim, não via sentido em mudar. Não consigo aproveitar tudo que a internet ou as novas tecnologias tem para oferecer, mas tão pouco sou refém delas. Gosto de usar meu dinheiro para aproveitar a vida e não para comprar um tamagoshi para adultos. hehehe Bjaum!

Karine disse...

Amei o post, Daniel! Hoje sei o quanto a internet me viciou e por isso procuro me manter longe dessas tecnologias que surgem a todo momento. Li a entrevista do Elton John que você citou, aliás, em uma entrevista recente publicada na Contigo, Catherine Deneuve afirmou que é avessa a todos os sites de relacionamento: "Não me interessam nem um pouco, tenho amigos o suficiente. Não é viver à moda antiga, acredito que somos seres humanos e os sentimentos fazem parte da vida. É preciso troca, diálogo." Não sei se eu seria capaz de viver como Elton John ou Deneuve, mas ao ler essas declarações não consigo deixar de sentir um pouco de inveja da liberdade que eles possuem, por serem assim tão desapegados a essas modernidades (muitas vezes nos enfiadas goela abaixo).

Abração!

Daniel Couri disse...

Obrigado pelos comentários ótimos, Drixz e Karine! Com leitoras do gabarito de vocês, dá até prazer escrever! ;-)
Adorei saber que a Deneuve faz parte do time de Woody Allen e Elton John, Karine.
E estou doido para achar um tempo de te fazer mil perguntas sobre a Suécia, Drixz!
Beijos!

Erica Abe disse...

Meu querido!
Que bom te rever aqui! Adorei o texto e, claro, ter sido gentilmente citada nele. Estou sempre à disposição, vc sabe...

Sobre o uso da tecnologia...bem, eu sou suspeita, né? Mas eu adoro! =D

bjs e saudades

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...