Pages

O famoso bolo na chuva


A morte de Donna Summer, há menos de 2 meses, chamou minha atenção para a música MacArthur Park. Fã da cantora desde pequeno, cresci ouvindo esse hit imortalizado por ela. Um dos maiores sucessos da carreira de Donna e também da era disco, MacArthur Park foi sua primeira canção a ir para o disputadíssimo primeiro lugar das paradas americanas, em 1978. Mas o que pouca gente sabe é que MacArthur Park foi escrita e gravada dez anos antes de estourar pelo mundo.

Composta pelo americano Jimmy Webb em 1967, a faixa foi inicialmente rejeitada pelo grupo The Association. O ator irlandês Richard Harris (o Professor Albus Dumbledore dos dois primeiros filmes da série Harry Potter) tomou a iniciativa de gravá-la, no final daquele mesmo ano. Depois disso outros artistas também a gravaram com algum sucesso, mas nada comparado ao obtido por Donna Summer em 1978.


Ao compor MacArthur Park, Jimmy Webb não poupou floreios e metáforas exóticas (na mais famosa delas, o amor é comparado a um bolo esquecido na chuva). A imprensa achou esquisitíssimo. O Los Angeles Times, por exemplo, considerou a canção "contraditória" e "maluca".

A inspiração para MacArthur Park surgiu do término do relacionamento entre Webb e Susan Ronstadt (prima da cantora Linda Ronstadt). O Parque MacArthur – cujo nome é uma homenagem ao General Douglas MacArthur – situado em Los Angeles, Califórnia, era onde o casal costumava se encontrar para almoçar e namorar. Na época (meados de 1965), Susan trabalhava para uma companhia de seguros que ficava bem em frente ao parque.

O Parque MacArthur em foto de Claudia Bestor, para o New York Times
A canção, que começa como um poema sobre o amor, passa para o lamento de um amante abandonado. Em uma entrevista, Jimmy explicou que a letra era simbólica e se referia ao fim de uma história de amor. “Essa letra era muito verdadeira para mim, não tinha nada de psicodélico. O bolo era um objeto presente e constante. Era o que eu via no parque, naquelas festinhas de aniversário ao ar livre. Mas as pessoas reagiram de forma negativa. Os intelectuais não deixaram de soltar seu veneno”, afirmou Jimmy ao Los Angeles Times.

Com o famoso trecho "cake out in the rain" ("bolo na chuva") esta é, sem dúvida, uma das letras mais intrigantes já escritas para uma canção. Muitos anos depois, Jimmy Webb explicou também para a revista britânica de música Q: "É sobre o fim de uma história de amor e a pessoa que canta está usando o bolo e a chuva como metáfora para isso. OK, pode ser bem incomum e até incompreensível, mas escrevi essa canção numa época do final dos anos 60 quando letras surrealistas estavam na crista da onda".

Para aqueles que ainda não se convenceram com a explicação, existe ainda outra hipótese. Colin McCourt, funcionário da companhia musical responsável pelo lançamento da música, conta que o diretor da empresa, amigo de Jimmy Webb, explicou a ele o significado da canção – “bolo na chuva” e todo o resto. McCourt contou ao jornal Daily Mail de 2 de abril de 2011: "Jim era apaixonado pela garota que o havia deixado. Meses depois, ouviu que ela ia se casar. No parque. Arrasado, foi ao casamento, mas não queria ser visto. Escondeu-se então no galpão do jardineiro. Enquanto acontecia a cerimônia, começou a chover forte. A visão da chuva, caindo pelo vidro da janela do galpão, fazia parecer que o bolo estava derretendo”.

MacArthur Park foi gravada primeiramente por Richard Harris, depois que o ator encontrou Jimmy Webb em um evento beneficente em Los Angeles, no final de 1967. Webb, ao piano, tinha sido convidado para cuidar da música do evento. Do nada, Richard Harris expressou a ele seu desejo de lançar um disco. Jimmy não tinha levado a história a sério até receber, dias depois, um telegrama de Harris, pedindo a ele que fosse a Londres para dar início ao projeto. Após escutar exaustivamente todas as composições de Webb, o ator selecionou MacArthur Park para sua estreia na música pop.


Conhecido também por seus dotes de cantor, Richard Harris lançou o álbum A Tramp Shining em 1968, onde MacArthur Park apareceu pela primeira vez. Sua performance bem teatral da composição realçou a carga dramática da letra. Harris gravara a canção logo depois de estrelar o musical Camelot (1967) no cinema. Sua vasta filmografia inclui clássicos como Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone, 1961), O Grande Motim (Mutiny on the Bounty, 1962), O Pranto de um Ídolo (This Sporting Life, 1963), Ver-te-ei no Inferno (The Molly Maguires, 1970), Cromwell (1970), Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992) e vários outros. Faleceu em 2002, aos 72 anos.

Enquanto pesquisava para escrever este post, encontrei em um fórum de discussões uma informação também curiosa sobre a interessante metáfora do "bolo na chuva". Na página da amazon.com, um dos clientes escreveu uma crítica sobre o CD The Webb Sessions: 1968-69, onde comentou:

"(...) Queria dividir com outras pessoas o significado da imagem por trás da letra de MacArthur Park sobre 'alguém deixou um bolo na chuva' ('someone left a cake out in the rain'). Há um filme de época da Disney chamado Meu Querido Carneirinho (So Dear To My Heart, 1948), que se passa no começo do século 20, sobre um garotinho e seu carneirinho que sempre se metia em encrencas. No desenho animado da abertura do filme, que mostra cenas típicas daquela época, vemos um piquenique montado, mas sem pessoas em volta, pois havia começado a chover. O bolo que compunha o cenário do piquenique começa a derreter na chuva, e é meio triste quando você visualiza isso. Depois do trabalho que alguém teve para fazer o bolo, vê-lo todo destruído é uma imagem que remete à desolação. Pode ter sido isso que Jimmy Webb tinha em seu subconsciente quando compôs a famosa frase de sua obra-prima MacArthur Park".

Trecho da abertura de Meu Querido Carneirinho, com o bolo derretendo na chuva
Atualmente, prestes a completar 66 anos, Jimmy Webb é um compositor respeitado e consagrado. Ao longo de sua carreira, teve suas canções gravadas por Glen Campbell, The 5th Dimension, Thelma Houston, The Supremes, Frank Sinatra, Elvis Presley, Isaac Hayes, Art Garfunkel, Linda Ronstadt, R.E.M. e Carly Simon, entre outros.

Jimmy Webb em 2011

MacArthur Park
(Jimmy Webb)

Spring was never waiting for us, girl
It ran one step ahead
As we followed in the dance

Between the parted pages
And were pressed in love's hot, fevered iron
Like a striped pair of pants

MacArthur's Park is melting in the dark
All the sweet, green icing flowing down
Someone left the cake out in the rain

I don't think that I can take it
'Cause it took so long to bake it
And I'll never have that recipe again, oh no

I recall the yellow cotton dress
Foaming like a wave
On the ground around your knees
The birds like tender babies in your hands
And the old men playing checkers, by the trees

MacArthur's Park is melting in the dark
All the sweet, green icing flowing down
Someone left the cake out in the rain

I don't think that I can take it
'Cause it took so long to bake it
And I'll never have that recipe again, oh no

There will be another song for me
For I will sing it
There will be another dream for me
Someone will bring it

I will drink the wine while it is warm
And never let you catch me looking at the sun
And after all the loves of my life
After all the loves of my life, you'll still be the one

I will take my life into my hands and I will use it
I will win the worship in their eyes and I will lose it
I will have the things that I desire
And my passion flow like rivers through the sky

And after all the loves of my life
Oh, after all the loves of my life
I'll be thinking of you and wondering why

MacArthur's Park is melting in the dark
All the sweet, green icing flowing down
Someone left the cake out in the rain

I don't think that I can take it
'Cause it took so long to bake it
And I'll never have that recipe again
Oh no, oh no, no...

Um comentário:

Karine disse...

Eu não sabia que o Richard Harris também era cantor! Claro que depois de ler o post corri pro YouTube pra conferir, né? hahahaha Muito linda a voz dele ;)

Independente de qual tenha sido a origem da inspiração do autor, a metáfora do bolo funciona demais (daí o sucesso e a polêmica). Como deve ser angustiante observar um doce tão desejado ser destruído pela chuva, com certeza esse é um sentimento que se adapta a diversas situações da vida.

Abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...